quinta-feira, novembro 03, 2011

3º Trimestre da Gravidez - reta final!!

O último e talvez o mais longo dos trimestres chegou. Você deve estar experimentando as mais variadas emoções por volta desse ponto. Por um lado, você não vê a hora de segurar este lindo bebê em seus braços mas, por outro, você não consegue parar de pensar em que tipo de mãe você será. Suas mãos até gelam só em pensar. Entre muitos pensamentos, vem também à sua mente o fato de que esse bebê vai ter que deixar o seu corpo de alguma forma, mas como? E para ajudar, família e amigos, todos de repente conhecem as mais aterrorizantes estórias sobre partos, e todos não podem esperar para te contar. Conselhos chovem de todos os lados, até de gente que você está vendo pela primeira vez na vida, gente que você encontra no supermercado ... todos sabem o que é melhor para você e seu filho. Você quer sumir, se esconder mas, com essa baita barriga todos parecem te notar. Mas, entre um conselho e outro, você está animada para montar e decorar o quarto do bebê, tirar entulhos da frente e deixar finalmente tudo em ordem para a chegada do Júnior. E por falar nele, agora na sua 29° semana de gestação, está medindo 43cm. Seus pulmões estão ocupadíssimos. Se nascido hoje o seu bebê estaria respirando bem sozinho, embora as últimas semanas são muito importante para os últimos retoques pulmonares.

Por volta da 32° semana o desenvolvimento cerebral é rápido. Os olhos podem captar movimento e sua íris responde à luz. A esse ponto você deve observar a sua postura, com essa barriga é muito fácil a gente ver muitas mães sentando totalmente encurvadas, pois é um pouco mais confortável mas pode causar também mais dores nas costas ainda. Não esqueça, o conforto do bebê é importante mas a postura da mamãe também. Na 35° semana o bebê pesa 2,4kg e mede em torno de 41cm. Peso e tamanho a esse ponto variam mais. A partir de agora o bebê ganha por volta de 250 gramas por semana. As chances de sobrevivência, se nascido hoje, são de 99 %.
De repente você tem muitas decisões a fazer: Que tipo de parto optar, amamentar ou não, embora seja a melhor opção para ambos mãe e filho. É hora de muita conversa com seu médico sobre quais as melhores opções e decisões a tomar. Existem muitos fatores que podem alterar a sua visão de um parto perfeito. Por isso é muito importante tomar tempo para ler e discutir o assunto com o médico e o pai. Mas sempre lembrando que a saúde e bem estar do bebê estará sempre acima de qualquer decisão feita antes do parto.

Chegando ao fim da gravidez você poderá notar uma diminuição de movimentos dentro do seu útero. Embora seja absolutamente normal devido a menos espaço para o bebê, é também bom notificar o seu médico caso você não sinta movimentos por um período longo. Vale lembrar que uma hora boa para verificar isso é quando você está quieta e relaxada. Quando você está em movimento, andando ou nos seus afazeres de casa o bebê tende a tirar esse tempo para dormir com o balanço gostoso dentro do útero. Com relação ao seu peso, você também poderá notar uma diminuição no aumento de peso agora. E muitas vezes, você pode até perder peso, pouco antes do nascimento. Mas o seu bebê continua a ganhar peso rápido.

Na 37° semana, o seu bebê estará pesando 2,9 kg e medindo 44,4cm. Chegando à reta final, as preocupações vão aumentando, são comuns. Será que vai doer muito? Vai ser descomplicado? Será que terei sorte e o parto vai ser bem rápido? Quando o trabalho de parto começar será que vou estar em casa ou na rua? A média entre as mamães de primeira viagem fica entre 12 e 14 horas de trabalho de parto. Nas primeiras nove horas de trabalho ocorrem geralmente 3 centímetros de dilatação.
Mas as contrações não estão muito perto nem muito intensas. Ao final da gravidez, a quantidade de líquido aminiótico diminuem. Seu bebê pesa agora por volta de 3,1kg mas esse peso pode variar agora ainda mais e sua medida está entre 49 e 52cm. Olhando agora para o calendário, até que não demorou tanto assim, você está preparada (ou pelo menos informada) e sabe que pode ser a qualquer momento. Para a maioria das mulheres, o parto ocorre naturalmente antes da 42° semana. Os atrasos são mais comuns em primeiras gravidez, que devem ser bem monitoradas e se, o ambiente no ventre começa a se tornar inadequado, uma cesariana pode ser recomendada.

O terceiro trimestre é muito empolgante. Você pode finalmente ver a luz no fim do túnel. É um momento glorioso quando, depois de nove longos meses, o seu filho(a) é colocado(a) em seus braços. É a melhor sensação do mundo!

0 comentários:

Postar um comentário

O que vcs acharam???Comentem...