quarta-feira, setembro 28, 2011

Pesquisa sobre RH-

RH NEGATIVO E ERISTOBLASTOSE FETAL




Eritroblastose Fetal: a doença da incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto



A eritroblastose fetal, também chamada de doença hemolítica perinatal, é resultante da incompatibilidade sangüínea entre mãe e feto. A doença ocorre quando o organismo materno, através do seu sistema imunológico, produz anticorpos específicos contra os glóbulos vermelhos do sangue do feto. Esses glóbulos (hemácias) acabam sendo destruídos e, por isso, o feto pode ficar anêmico.



A incompatibilidade mais freqüente é relacionada ao fator Rh

Quando a mãe é Rh negativa, ela tem o organismo sensibilizado para produzir anticorpos contra o fator Rh-positivo no feto. A sensibilização materna, com produção de anticorpos anti-Rh, é feita logo que ela entra em contato com sangue Rh-positivo. Este contato pode acontecer por transfusões sangüíneas incompatíveis feitas antes da gravidez, gestações anteriores de fetos Rh-positivos e, mais raramente, durante a primeira gravidez de um feto Rh-positivo.



Quadro clínico

Os anticorpos maternos, que passam para o organismo fetal através da placenta, se fixam nas hemácias e as levam à destruição. De acordo com o grau desta destruição, o feto vai se tornando anêmico, condicionando quadros clínicos diferentes. A doença pode variar do excesso de pigmento biliar no sangue até o aumento do fígado, baço, placenta, acúmulo de líquido no abdômen, tórax, coração e pele e pode levar até à morte fetal.
Como diagnosticar a doença

A doença pode ser diagnosticada durante o acompanhamento médico pré-natal. A partir da história clínica da paciente, somada ao exame físico e exames complementares, como o teste de Coombs indireto e a ultra-sonografia, o médico identifica a doença.
Teste de Coombs

O teste de Coombs indireto é a pesquisa de anticorpos anti-Rh no sangue materno. Se o resultado for positivo, indica que a mãe tem os anticorpos, ou seja, é isoimunizada e tem grandes chances de desenvolver a doença nesta gestação se o feto for Rh-positivo.
 
Ultra-sonografia


A ultra-sonografia avalia o quanto o feto está atingido pela doença e mostra se há a necessidade de outros exames intra-uterinos, como a amniocentese e a cordocentese. A amniocentese é a colheita de líquido amniótico, usado para se presumir o grau de anemia fetal. A cordocentese é utilizada nos casos graves de anemia e consiste na colheita de sangue fetal pelo cordão umbilical, o que permite uma avaliação direta da anemia e do tipo sangüíneo do feto.

O tratamento

O tratamento da eritroblastose fetal é, basicamente, a transfusão sangüínea fetal intra-uterina e/ou extra-uterina no recém-nascido. Cada um desses métodos tem sua indicação clínica específica e pode ou não interromper a gestação. Não existe tratamento para a mulher isoimunizada, somente a prevenção.
Previna-se da doença

Para a prevenção, feita somente na mulher Rh-negativa, é necessário o Coombs indireto negativo. O exame é feito pela injeção intramuscular de imunoglobulina anti-Rh nos seguintes casos:
na 28ª semana de gestação;

72 horas após: partos de recém-nascidos Rh-positivos, hemorragias durante a gravidez, procedimentos invasivos como amniocentese e cordocentese, e após transfusões sangüíneas incompatíveis em mulheres com idade fértil.

Somente a prevenção será capaz de diminuir a incidência e, até mesmo, erradicar a eritroblastose fetal, como já se conseguiu em outros países.

Fonte:

http://www.medcenter.com/Medscape/content.aspx?bpid=103&id=1201
 
Ontem fui para consulta de rotina pois meu medico vai viajar essa semana e antes dele ir queria ver se estava tudo ok!Graças a Deus tudo perfeito com minha princesa...exames ok...ultra morfologica ok...e escutamos o tum tum mais lindo desse mundo...como o tempo está passando rápido já vou entrar pro 6 mês e cada vez mais anciosa para conhecer o rosto da minha princesinha!!O medico me passou os exames de rotina que irei fazer no proximo sabado e um ultra que devo fazer no final de outubro ou seja só verei minha princesa daqui um mês...pressõa ok e o peso já aumentei 4,800kg mas ele disse que estava ótimo!!A parte chata é a vacina Rhogan que ele acabou passando para eu fazer...ele disse que prefere pecar pelo excesso...meu sangue é negativo e dos meninos tb mas mesmo assim ele acha melhor fazer só que até então eu pensei que só poderia tomar ela após o parto então resolvi pesquisar na net e achei essa pesquisa super bacana...agora é lutar com a unimed para que a vacina seja autorizada já que ela é de auto custo...hoje devo ter um retornooo!!Aqui lavando as primeiras peças do enxoval da princesa....é tanta coisaaaaaa!!!
O duda está na escola e o José brincando bem aqui ao meu lado...graças a meu bom Deus tudo bem e caminhando com meus filhos o resto agente batalha e vence!!!Beijos e bom dia a todos!!

0 comentários:

Postar um comentário

O que vcs acharam???Comentem...